segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fctecweb1etapa4RobertoCortes


Atividade em grupos sobre os aspectos econômicos da Europa:

Tema:
Situação econômica do Continente Europeu: Da teoria à realidade da Zona do Euro.

Objetivos:
Fazer com que os alunos percebam a diferença entre os conteúdos estáticos dos livros didáticos e a mutabilidade do sistema econômico Europeu através de atividade de pesquisa.

Segmento:
O 9º ano do ensino fundamental.

Ferramentas web 2.0:
Plataforma Moodle ou Google docs e youtube.

Metodologia:
Fazer uso das ferramentas citadas da seguinte forma. Após as aulas sobre o Continente Europeu, como forma de fixação dos aspectos econômicos, dividir a sala em pelo menos 6 grupos. 4 grupos ficaram responsáveis por responder os temas solicitados. 1 grupo vai dizer se concorda com o tema explicado e pesquisar mais informações caso necessário. O grupo restante vai analisar o tema de acordo com o livro didático e apontar diferenças na abordagem. A atividade apontará temas como Petróleo e Gás na Rússia, Indústria da moda na Itália, crise econômica na Grécia e solicitará a quatro grupos que pesquisem em mídias sociais. O grupo julgador opina se a explicação é válida e se entendeu a proposta. O grupo conferente decide se o tema está de acordo com o livro, discorda ou vai além do exposto. O grupo julgador e o grupo revisor devem finalizar um texto com o resumo dos demais apontando diferenças. Ao invés da realização em sala, pode-se em ambiente moodle ou Google docs realizar a atividade, com cada grupo postando seus passos e intervenção do professor na construção do conteúdo. A atividade pode ser desenvolvida no laboratório de informática ou em sala com uso do datashow.

Avaliação:
Cada grupo receberá 1 ponto por item realizado, em um total de 5, desde a pesquisa até a postagem do conteúdo e a aceitação do grupo julgador e do revisor. Estes dois últimos deverão realizar relatório sobre os pontos observados na atividade.

Cronograma:
3 tempos de Aula para apresentar a metodologia, expor os temas, usar as ferramentas, intercalando uma semana para troca e acréscimo de informações pelos grupos e apresentação de conclusões na semana seguinte. 









Um comentário:

  1. Este tema ECONOMIA na Zona do Euro é coisa para muitas aulas hein? rs

    Tem seus benefícios, mas na atual crise vemos o duro lado oposto.

    rs

    ResponderExcluir